Skip to main content

Construção e uso da ferramenta Leque de Fibonacci

Se observarmos atentamente os objetos, processos e eventos, fica claro que nosso mundo não é tão caótico. A maior parte do que acontece em nossa vida está sujeita a algumas regularidades. Como resultado, para entender esses ou aqueles processos, basta determinar a qual deles ele corresponde.

Um dos padrões mais famosos foi desenvolvido pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci, que viveu nos séculos XII-XIII. A sequência do mesmo nome, para surpresa dos cientistas, está refletida em muitos processos modernos, e a “proporção áurea” igual a 0,618 constitui um padrão em pintura, arquitetura e engenharia.

Isso não é surpreendente, pois a sequência mencionada acima se enraizou rapidamente nos mercados financeiros. Por fim, com base na regularidade derivada pelo famoso matemático italiano, foram criadas várias ferramentas para análise de mercado. Uma delas, o leque de Fibonacci, é o que abordaremos agora.

O Expert Advisor (EA) ideal para opções binárias

Vale a pena ressaltar que as ferramentas de Fibonacci se revelaram mais fortemente no mercado de contratos eletrônicos. A questão é que elas não refletem a direção da tendência, mas são capazes de indicar claramente os níveis em que a correção termina ou a reversão começa.

Portanto, ao colocar o Leque de Fibonacci em um gráfico de trabalho, são obtidos vários níveis psicológicos, a partir dos quais é provável que o preço seja impulsionado. Nesse caso, em grande parte, a “retração” do mercado não se deve tanto à matemática, mas ao fato de que a maioria dos participantes usa essa ferramenta e é guiada pelos mesmos níveis. A propósito, é por isso que eles são chamados de psicológicos.

Como instalar o Leque de Fibonacci na área de trabalho

Essa ferramenta não se encontra em muitos terminais de negociação. No entanto, se encontra na plataforma da Olymp Trade.

Na aparência, ele realmente se assemelha a um leque com três níveis de 38,2, 50 e 61,8. O último é a “proporção áurea” multiplicada por 100. 38,2 é o valor derivado da diferença de 100 e 61,8. 50 é a média geralmente aceitável.

Por mais estranho que pareça, é a partir desses níveis que o preço é mais frequentemente impulsionado para trás. Entretanto, vale a pena lembrar que o aspecto psicológico desempenha um papel importante aqui.

A construção de uma ferramenta na área de trabalho não é muito difícil. Ao lado do próprio Leque, há uma linha com três pontos. O do meio é necessário para a movimentação da ferramenta e os dois extremos para sua adaptação.

Assim, no caso de uma tendência de alta, o ponto baixo é definido em sua base, e o alto, no início da correção. Em uma tendência de baixa, a situação é exatamente oposta.

Como negociar usando o Leque Fibonacci

A questão principal é a seguinte. Como usar o Leque de Fibonacci para obter lucros em opções binárias. Aqui, de fato, tudo é simples. Muitas vezes, a onda de correção termina em um dos níveis mencionados acima. Portanto, a negociação é iniciada em um impulso de preço seguro (quando a próxima vela que se abre se move em direção ao impulso).

Na figura abaixo, você pode ver como o mercado se recuperou do nível 50 e retornou à atual tendência de alta.

No entanto, há casos em que o preço ultrapassa o nível de 61,8. Essas situações geralmente indicam uma reversão da tendência atual. Nesse caso, recomenda-se aguardar a formação de uma nova tendência e construir um Leque descendente, como na figura abaixo.

Entretanto, há situações em que o preço rompe a marca de 61,8 e volta, enquanto atualiza o máximo ou o mínimo (dependendo da tendência). Nesse caso, o ponto no Leque de Fibonacci, localizado à direita, deve ser movido para o próximo extremo e, novamente, negociar com o impulso dos níveis na direção da tendência.

Normalmente, o Leque de Fibonacci é uma excelente ferramenta para prever a conclusão de uma correção e definir ordens pendentes. Entretanto, recomenda-se usá-lo com um dos indicadores que confirmarão os impulsos mencionados acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *