Conceitos básicos na negociação de contratos eletrônicos. A imagem completa para um começo competente na negociação.
Contratos eletrônicos e o mercado financeiro
Você provavelmente já ouviu falar sobre o mercado financeiro. Ele pode ser descrito em uma frase: “Todo o dinheiro do mundo está aqui.” Quando você troca uma moeda por outra, compra joias de ouro ou enche um carro com gasolina, você toma parte ativa no volume de negócios geral.
Ativos: como os preços são definidos?
Se você abrir a plataforma de negociação, verá uma janela com o gráfico. Ele mostra claramente como o valor de um determinado ativo muda: aqui está subindo, mas depois caindo. Essa linha é formada por cotações – ou seja, os preços oferecidos por moeda ou metal no mercado financeiro no momento. A corretora de contratos eletrônicos (por exemplo, a
Olymp Trade) através do provedor de cotações conecta-se ao canal de transmissão dos dados reais e eles entram automaticamente em sua plataforma de negociação. Diferentes empresas de corretagem podem usar os serviços de diferentes fornecedores e, portanto, os cronogramas dos mesmos ativos podem variar um pouco.
Bolsas e sessões de negociação (pregões)
Bolsas de Valores são a base do mercado financeiro. Estas plataformas de negociação localizadas nos EUA, Japão, Grã-Bretanha, Rússia e outros grandes países do mundo são as principais organizadoras da negociação. Elas mostram o custo pelo qual os vendedores oferecem seus produtos no momento e o preço pelo qual os compradores estão prontos para comprá-los. Quando eles concordarem um com o outro, aparecerá uma cotação, que se tornará parte da programação no seu computador ou smartphone. É por isso que as mudanças mais ativas na plataforma ocorrem durante o horário de funcionamento de bolsas de valores populares. Elas abrem uma a uma de acordo com os fusos horários.
Introdução à plataforma
Indo para a plataforma de negociação, você verá uma grande janela com um gráfico de preços. 1. À direita, há uma escala vertical de cotações. 2. No lado esquerdo do painel superior, você pode escolher como ficará o gráfico: na forma de linhas ou retângulos coloridos – candlesitcks. 3. Perto dali você pode selecionar o período de tempo que o gráfico exibirá: nos últimos 10 minutos, na última hora ou no dia anterior. 4. Existem dois botões no canto superior direito para uma análise mais aprofundada – técnica. Aqui você pode aplicar um indicador de linha ao gráfico, o que ajudará a determinar a direção do movimento do preço ou abrir uma janela separada para uma operação mais conveniente.
Tipos de gráfico: linhas e candles
O gráfico mostra o pulso do mercado. Consiste em preços que mudam a cada segundo e são chamados de cotações. Você pode pensar: por que há tantos ativos representados na plataforma, já que os gráficos parecem muito semelhantes? Existe uma diferença no que negociar? É claro que existe, porque cada par de moedas, cada metal e cada ação são influenciados por fatores completamente diferentes. É por isso que cada ativo tem seu próprio gráfico, que não é semelhante aos outros. No entanto, este gráfico também pode ser apresentado de várias maneiras.
Negociar na tendência
A tendência é uma clara direção no movimento dos preços. Cada trader deve seguir a regra principal: nunca negocie contra uma tendência (a tendência é sua amiga). O diagrama pode ir em três direções: para cima, para baixo ou apenas para os lados. Quaisquer indicadores (com os quais você se familiarizará mais tarde), quaisquer estratégias, dicas e recomendações – tudo voltado para o mais cedo possível e com mais precisão, determinar a mesma tendência.
Três tipos de análises do mercado
Como saber para onde o gráfico irá: para cima ou para baixo? Para esta finalidade, existem três tipos de análise de mercado. O primeiro é global – análise fundamentalista. Leva em conta as notícias de um determinado país e do mundo como um todo, leva em conta os rumores sobre eventos políticos e o humor geral dos traders, e também ouve os comentários de pessoas importantes (por exemplo, os presidentes dos Bancos Centrais). Os eventos principais planejados para a semana estão num calendário econômico especial. Você pode encontrá-lo na seção Análises. Se um evento é marcado por “três cabeças de touro”, isso significa que possui um impacto particularmente forte num par de moedas específico. As notícias dos EUA terão impacto nos pares do USD, do RU – GBP, Zona do Euro e Alemanha – EUR, Japão – JPY, Austrália – AUD, Suíça – CHF.
Escolha o horário da transação
Uma das principais vantagens dos contratos eletrônicos sobre outros métodos de negociação no mercado financeiro é o termo da transação. Você escolhe quantos minutos está pronto para aguardar o resultado. No entanto, tudo depende dessa decisão – em particular, o resultado: você obterá lucro ou perda. Afinal, o preço muda a cada segundo, e sua previsão “PARA CIMA” pode não ser justificada em 5 minutos, mas mostrar-se acertada em 10. Por essa razão, decidimos dedicar uma lição inteira à escolha do horário do contrato eletrônico.
Básicos do gerenciamento de risco
Primeira regra do gerenciamento de risco: “Não invista mais de 5% do saldo da conta!» Isto é muito importante. Muitas vezes, os iniciantes colocam o depósito inteiro em uma opção. Isto é um grande erro. Não o cometa! Para iniciantes, o ideal é escolher pequenas quantias: ($1, $3, $5). Não se apresse para ganhar muito de uma vez: você não aprenderá como lidar com sua psicologia, e provavelmente começará a perder dinheiro. O mercado não está com pressa. Várias transações pequenas trarão muito mais lucro do que uma grande. Negocie com sabedoria!