A negociação nos mercados financeiros está de alguma forma ligada ao conceito de tendência. Independentemente de você estar negociando em uma tendência ou contra ela, você ainda precisa considerar a direção do preço.
Qualquer operador sabe que o mercado não se move em linha reta, mas realiza movimentos oscilatórios. Como resultado, a tendência parece uma sequência de ondas. E, se fosse possível entender sua ordem, ganhar dinheiro com opções binárias ou outros tipos de trocas seria muito mais fácil.
Felizmente, há uma teoria interessante que foi apresentada pelo famoso financista Ralph Eliott nos anos 30 do século passado. Segundo suas observações, o preço tem uma estrutura de ondas pronunciada, consistindo de 8 oscilações: 5 para cima e 3 para baixo. A propósito, isso é consistente com a lei básica do mercado, segundo a qual o preço sobe mais do que cai.
Segundo o autor da teoria, a formação de ondas está diretamente relacionada à psicologia do comércio. Portanto, se considerarmos uma posição longa, o seguinte será exibido:
- A primeira onda é formada após o plano. É nesse momento que os grandes players, com base nos dados coletados ou nas informações privilegiadas, abrem posições longas. Naturalmente, o mercado começa a subir e isso acontece até que alguns deles tenham lucro.
- A segunda onda é geralmente curta. Esta é uma pequena correção causada pela pausa dos “tubarões” e apoiada pelas posições daqueles que venderam anteriormente.
- A terceira onda é uma continuação da primeira. Somente grandes profissionais de marketing agora se juntam a outros participantes do mercado que notaram a formação de uma nova tendência.
- A quarta onda é novamente corretiva. Geralmente é maior que o segundo, pois um número maior de traders obtém lucros.
- E finalmente, a quinta – uma onda de retardatários. Aqui, aqueles que não conseguiram descobrir a situação e um pequeno número de grandes jogadores que ainda não fixaram suas posições entra em jogo. Essa onda é considerada a mais fraca e geralmente é truncada.
Termina com uma mudança de tendência e a construção de uma nova tendência, apenas na direção oposta. A tendência de queda, de acordo com o autor da teoria, consiste em três ondas.
Como usar a teoria de Eliott na negociação de opções binárias?
Com base no conceito acima, fica claro que é mais lucrativo abrir posições na terceira onda. Em primeiro lugar, o mercado se move sob a pressão da maioria dos jogadores. Em segundo lugar, essa onda é geralmente a mais longa.
Agora resta entender quando o mercado sairá do apartamento e começará a construir outra tendência. O primeiro sinal é constante, na maioria dos casos, movimento impulsivo. Esta é a primeira onda.
Para confirmar, usaremos duas médias móveis exponenciais de 14 e 21 períodos. O indicador pode ser instalado no gráfico selecionando-o na lista de ferramentas padrão no terminal da Olymp Trade. O sinal da formação do movimento ascendente será a interseção da média móvel mais jovem na direção superior. Para uma tendência de queda, tudo é exatamente o oposto.
A segunda onda é a correção, que encerrará o movimento anterior. Para saber quando será interrompido, é necessário traçar uma linha de resistência se a correção for descendente ou uma linha de suporte, se vice-versa.
A terceira onda começa quando uma das linhas técnicas acima rompe. A opção é comprada na próxima vela. Portanto:
- O contrato de CALL é adquirido após a quebra da linha de resistência.
- Contrato PUT – após romper o suporte.
O período de validade deve ser pelo menos o tempo de formação de três velas. Você pode usar qualquer período de tempo a partir de 15 minutos.
Como a prática demonstrou, a negociação de acordo com a teoria de Eliott permite que você faça até 80% das transações lucrativas. Ao mesmo tempo, em prazos mais baixos, os sinais para comprar um contrato podem ser gerados várias vezes ao dia.