Skip to main content

Indicadores Bulls Power e Bears Power

Negociar nas bolsas de valores é uma luta eterna e interminável entre vendedores e compradores. É isso que determina os movimentos flutuantes dos preços e a formação das tendências globais que observamos no gráfico de um ativo específico. E quão legal seria determinar qual lado é atualmente dominado por touros ou ursos?

Com esse objetivo, foram desenvolvidos indicadores: Bulls Power e Bears Power, que podem ser encontrados em muitos terminais comerciais, incluindo o site da Olymp Trade. Seu criador, conhecido comerciante Alexander Elder, mencionou pela primeira vez essas ferramentas em seu trabalho “Como jogar e vencer na bolsa de valores”. A idéia é que, graças ao poder dos touros e ao poder dos ursos, é possível determinar a estabilidade da tendência atual e levar em conta sua deterioração ou reversão com antecedência.

Aparência e métodos de cálculo de indicadores

O Bulls Power foi projetado para medir a força dos compradores. Assim, graças aos seus indicadores, pode-se entender o quão estável é a tendência de alta. Essa ferramenta é calculada da seguinte maneira:

Bull P = High – EMA (13), onde o parâmetro High é um valor máximo da vela atual e EMA é o valor da média móvel exponencial do 13º período.

Consequentemente, o Bears Power mede a força dos vendedores durante um movimento descendente e é calculado usando a fórmula:

Bear P = Low – EMA (13), onde Low é um valor mínimo atingido pelo preço na barra atual.

Ambos os indicadores pertencem a osciladores e estão localizados em uma janela separada abaixo do gráfico. Externamente, a “Força de Touros e Ursos” é um nível zero horizontal e uma linha de sinal, que no terminal da Olymp Trade pode ser representada por: um histograma, uma área, pontos e um movimento em si. Também nos parâmetros você pode alterar o período e a cor do instrumento. No entanto, o período mais efetivo é considerado o EMA 13.

Usar indicador na prática

Como foi mencionado acima, “Bulls and Bears Power” é usado para determinar a estabilidade da tendência atual e possível desbotamento ou reversão.

Portanto, se uma tendência de alta for observada no gráfico e a linha de sinal da Bulls Power se mover de cima para baixo em direção à marca zero, isso indica um enfraquecimento das posições dos compradores e uma possível mudança na direção do preço. Um sinal semelhante é recebido durante uma tendência de baixa, quando o Bears Power já está indo para o nível “0” de baixo para cima.

Além disso, a divergência pode ser uma forte indicação de uma reversão iminente. Conforme mostrado na figura abaixo, o oscilador Bulls Power formou o próximo pico abaixo do anterior, enquanto a imagem oposta é observada no gráfico. Isso indica uma quebra da tendência em um futuro próximo e é um forte sinal para comprar um contrato de PUT no médio prazo.

Essas ferramentas são frequentemente usadas em conjunto com indicadores de tendência. Por exemplo, uma combinação de SMA e Bears Power pode dar um bom sinal para comprar uma opção de CHAMADA. Isso acontece quando a média móvel está subindo e a força de baixa está abaixo de zero e também subindo.

Uma situação semelhante com a compra de um contrato PUT. Mas, neste caso, a SMA deve “olhar” para baixo, e a Bulls Power deve estar acima da linha zero e também diminuir.

Assim, graças aos indicadores inventados por A. Elder, torna-se possível “medir” a força de compradores e vendedores. Como resultado, esses dados ajudarão você a não fazer uma compra incorreta de um contrato no momento de uma reversão ou deterioração de tendência. Além disso, usando o Bulls Power e o Bears Power em conjunto com outros instrumentos, você poderá determinar o ponto de entrada ideal para o mercado e obter um lucro estável com as opções de negociação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *