Skip to main content

Indicador MACD

Entre as muitas ferramentas criadas para obter lucros nos mercados financeiros, o MACD é talvez uma das mais reconhecidas. De modo geral, esse oscilador é um clássico dos mercados financeiros. Ele foi testado por muitos anos de prática e hoje pode ser encontrado em um grande número de estratégias de negociação. Entretanto, essa ferramenta é frequentemente usada sozinha para analisar o mercado, mas vamos falar sobre tudo em detalhes.

Vamos começar com o fato de que o algoritmo pelo qual o E-commerce funciona hoje foi criado no final dos anos 70 do século passado. O autor do instrumento é o financista Gerald Appel, que trabalhou na bolsa de valores. Enquanto isso, depois de muitos anos, o indicador se enraizou em outros tipos de bolsas, incluindo contratos eletrônicos.

Hoje em dia, ele pode ser encontrado como parte das ferramentas padrão nas plataformas da maioria dos corretores de opções binárias. O MACD também está disponível no terminal da Olymp Trade.

Configurações e a essência do funcionamento do indicador

Os traders iniciantes geralmente confundem esse instrumento com os volumes da bolsa de valores. Isso se deve à sua aparência.

MACD está localizado na parte inferior da área de trabalho e é um gráfico de barras localizado em ambos os lados do nível zero, bem como uma média móvel.

É por causa das barras que eles estão tentando usar MACD como volumes, mas essa é uma abordagem errada.

A verdade é que o histograma não mostra a capitalização do mercado num determinado momento, mas a diferença entre dois movimentos com períodos diferentes. Isto permite-lhe determinar com precisão a mudança na direção do preço.

Na realidade, o algoritmo torna-se claro a partir do nome completo do Expert Advisor – “convergência/divergência MA”.

O movimento, que está localizado dentro ou fora do histograma, atua frequentemente como uma linha de sinal, permitindo abrir negociações a tempo.

A fórmula da ferramenta é bastante complexa, mas, ao contrário de Gerald Appel, não temos de a calcular manualmente. Basta especificar os períodos sugeridos pelo autor: 12, 26 e 9. Depois disso, a ferramenta está pronta a entrar em funcionamento. A propósito, os parâmetros acima mencionados já estão especificados por padrão na maioria das plataformas de negociação, incluindo a Olymp Trade.

Negociação usando “Convergência/Divergência MA”

Apesar de esse indicador ser bastante simples, pelo menos na aparência, existem várias maneiras de usá-lo.

O mais simples é a transição do histograma para a área superior ou inferior em relação ao nível zero. Estes sinais indicam a prevalência de uma tendência de alta ou de baixa, respetivamente.

Neste caso, a opção CALL – é comprada quando o histograma cruza o nível principal de baixo para cima, e o contrato PUT – é o oposto.

É de salientar desde já que esta metodologia não é muito fiável, uma vez que o oscilador é bastante sensível ao ruído do mercado. Por conseguinte, se decidir utilizá-lo, deve utilizar o MACD em combinação com outro instrumento.

Como regra, pode utilizar o sinal da média móvel. Este é recebido quando ultrapassa o histograma.

Portanto, se o movimento deixar as barras na zona inferior – compramos CALL, e o que estiver na zona superior – PUT.

Finalmente, ninguém cancelou o trabalho com o estado de divergência. MACD, como qualquer outro oscilador, mostra-o perfeitamente.

Em geral, a “convergência/divergência MA” não é por acaso a mais usada pelos traders, apesar da abundância de outros indicadores. Afinal, esta ferramenta é capaz de trazer lucros estáveis, o que já foi comprovado ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *