Skip to main content

Indicador Bollinger Bands

Apesar de existir uma vairedade grande dos indicadores na plataforma de negociações da corretora Olymp Trade, más um dos mais populares, sem cualquier duda, é o Bollinger Bands (Faixas de Bollinger). Essa ferramenta seguramente pode ser nomeada como universal por que ele pode não somente identificar com certeza o sentimento geral do mercado, mas também formar um sinal para a abertura da negociação a tempo.

Esse “Intervalo de desvio padrão” ( pode ser chamado também como as líneas, faixas ou ondas de Bollinger) surgiu em 1987. Na maior parte, o indicador foi destinado para a Bolsa de Valores e a Bolsa de Mercadorias e Futuros. No entanto, com o tempo ele “migrou” com sucesso para o mercado Forex e depois para o mercado de contratos eletrônicos. Até hoje esse Expert Advisor é usado por milhões de traders em todo o mundo e também pode-se encontrar na maioria das estratégias de negociação.

Aparência e método de construção

Ondas de Bollinger – é um indicador de tendência, portanto, é exibido diretamente nos gráficos de preços. Essa ferramenta parece-se com três curvas equidistantes, formando um canal de preços.

As três linhas nada mais são do que uma SMA e, como padrão, têm um período de 20 barras. A diferença entre eles é apenas que as duas extremas linhas móveis  têm o mesmo desvio da média em uma direção e na outra. Este parâmetro é recomendado para ser definido em 2 barras. E tudo isso aplica-se aos preços de fechamento.

No terminal Olymp Trade, pode-se alterar as configurações clicando no ícone correspondente. No entanto, a prática demonstrou que os parâmetros propostos pelo autor são mais eficazes.

Como usar as bandas de Bollinger na negociação de contratos?

Conforme mencionado acima, o “Intervalo de desvio padrão” é um indicador de tendência. É por isso que a maioria dos financiadores utiliza-o para identificar as tendências do mercado.

Portanto, se o gráfico estiver no topo do canal formado por 3 SMA, será observada uma tendência de alta constante no mercado. Pelo contrário, a tendência de queda. Se o preço cruzar constantemente a linha central e atingir alternadamente suas fronteiras extremas, pode-se afirmar que nesse momento o mercado está no range.

Na imagem abaixo você pode observar uma situação em que uma tendência ascendente é substituída por uma tendência descendente. Nesse caso, ocorre uma ruptura forte da linha móvel central o que já sinaliza uma mudança ou atenuação da tendência.

Observe que de vez em quando acontece que o preço vai além do canal. Mesmo assim, a cada vez o preço invariavelmente retorna a ele. Nesse fato baseia-se uma das estratégias mais eficazes com a participação das ondas de Bollinger.

A questão-chave é a seguinte: se a vela quebrar a borda inferior do intervalo e fechar abaixo dela, na próxima barra você precisa comprar a opção CALL. Usando o contrato PUT – tudo é o oposto, a ruptura deve ocorrer no topo do canal.

Ao mesmo tempo, recomenda-se que o período de expiração seja definido como o tempo de construção de 2 a 3 velas. Isso evitará ruídos do mercado se você estiver negociando em time frame ou tempo gráfico mais baixo.

Em geral, as bandas de Bollinger por uma boa razão são muito populares entre iniciantes e financiadores profissionais. O princípio da sua operação é extremamente simples. Ao mesmo tempo, permite não apenas determinar com precisão a tendência atual e o momento da sua deterioração, mas também encontrar sinais claros para a compra de um contrato. Isso é uma coisa principal no trading, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *